terça-feira, abril 30, 2024
Notícias

PGE AC torna eletrônico todos seus processos administrativos

A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE/AC) anúncio hoje (13) aos seus servidores a implantação do Sistema Eletrônico de Informação do Estado do Acre (SEI).

O sistema que será de uso obrigatório a toda instituição a partir de 1º de julho, já está em uso na SGA, SEPLAN, CGE e encontra-se em fase final de testes nos outros órgãos do estado do Acre, cujo integração será realizada por meio desses órgãos considerados pilotos.

Para a Procuradora-Geral do Estado Lídia Soares, “a implantação do SEI na PGE permitirá a modernização dos processos administrativos com maior transparência das atividades desenvolvidas pelos setores. As informações serão tramitadas com mais rapidez e efetividade, visto que todas as movimentações e procedimentos ficarão registrados, o que traz mais segurança e controle na gestão dos processos. Por outro, tem-se a redução de custos com a utilização significativamente menor de papel e impressão contribuindo, portando, com a ações de sustentabilidade da PGE”.

O chefe do Departamento de Modernização da PGE Iran Júnior, destacou a importância de o sistema ser completamente eletrônico, erradicando o uso do papel, além de sua integração com outros órgãos bem como os benefícios não só para PGE como para o Estado. Disse ainda, que O sistema já está funcionando e será disponibilizado para os servidores uma plataforma de treinamento com todo o nosso suporte nesses próximos dias.

Esse é um sistema desenvolvido pelo TRF 4, e vem sendo utilizado desde 2009 após alto investimento feito pelo tribunal. É importante destacar o custo zero que o estado do Acre teve na aquisição desse sistema, e graças a comissão de especialistas efetivos que participaram de sua implantação, esse processo foi finalizado em tempo hábil considerando dentre outras variáveis os vários órgãos interessados na fila para adesão”, disse Raildo Carddo (Analista da CGE).

Segundo Eluzaires Pereira (Analista da SEPLAN) a PGE assim como outros órgãos apostaram nesse projeto, e é bom fazer esse destaque de gratidão pois a gestão ela caminha junto. “Nós iniciamos esse trabalho em janeiro de 2017, mas só chegamos aqui graças ao comprometimento de toda equipe, interesse e colaboração para atender a todos os requisitos para implantação” concluiu Eluzaires.

O SEI atenderá a integração entre os órgãos da Administração Pública, ACRE PREVIDÊNCIA, Casa Civil, CGE, PGE, SECT, SEFAZ, SEPLAN, SESACRE, SGA, gerando inovação, economia, transparência e compartilhamento do conhecimento produzido.

REGULAMENTAÇÃO

O SEI está regulamentado pelo Decreto nº 8.478, de 16 de fevereiro de 2018, e já conta com um portal que visa estabelecer um eficiente canal de comunicação com os usuários, disponível em www.sei.ac.gov.br.

O Decreto Nº 8.549 designou os servidores para compor a comissão especial pela implantação e gestão do Sistema Eletrônico de Informações –SEI, no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública estadual direta, autárquica e fundacional. Tal parceria entre a comissão de especialistas efetivos e os órgãos se deu por meio da Instrução Normativa Conjunta SGA/CGE n° 001/2018.