sexta-feira, abril 26, 2024

Procuradoria-Geral do Estado e o Projeto Catar

A Procuradoria-Geral do Estado do Acre – PGE realizou uma importante ação em comemoração à Semana do Meio Ambiente.

No dia 6 de junho, a PGE Acre e a Cooperativa de Trabalhos dos Catadores de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis do Acre – CATAR assinaram o Termo de Cooperação, Compromisso e Confidencialidade que tem como objetivo o fornecimento de processos físicos para descarte, a fim que seja dada destinação sustentável aos documentos.

Na ocasião, a Procuradora-Geral juntamente com a Corregedora-Geral, realizaram a entrega direta do material destinado à reciclagem por parte da PGE Acre, totalizando mais de 76.000 (setenta e seis mil) páginas, que serão classificados, triturados, enfardados e, por fim, enviados à cidade de Anápolis – GO para processamento de reutilização.

“Esse termo reforça o compromisso da PGE com o desenvolvimento sustentável, como também fomenta a geração de emprego e renda do Estado”, explica a Procuradora-Geral, Drª Lídia Soares.

A Corregedora-Geral, Drª Sárvia Silvana, destacou sobre a importância da PGE integrar ações visando à preservação e conservação do meio ambiente.

Entenda o Projeto

O Projeto Catar foi criado em 2005 e conta com a parceria entre diversos catadores de lixo e a Prefeitura de Rio Branco. Hoje, cerca de trinta catadores são beneficiados pelo projeto, que funciona de maneira simples: as pessoas acumulam o material e o Catar recolhe nas casas, calçadas, pontos e instituições, para então prensá-lo e comercializá-lo.

A usina de beneficiamento do CATAR está localizada no Distrito Industrial e desde sua criação permitiu redução substancial nos gastos da Prefeitura com a tonelagem do lixo que vai para a Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos de Rio Branco (UTRE), localizada no KM 22 da BR 364 (sentido Porto Velho).