domingo, abril 28, 2024
Notícias

PGE lança novo volume de sua Revista Jurídica

A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE/AC) lançou na manhã da última sexta-feira, 30 de dezembro de 2016, a sua Revista Jurídica volume N. 11. O trabalho é destinado a acadêmicos e juristas de diversas carreiras, tendo como um de seus pilares o estímulo a pesquisa de temas de Direito e de Gestão Pública, além de democratizar o conhecimento, promover o intercâmbio de experiência e teses entre estudiosos e órgãos jurídicos.

A revista jurídica é publicada anualmente e está disponível apenas por meio eletrônico – clique aqui e confira. Sua inspiração advém do ideal de que as reflexões jurídicas e de gestão não devem ficar restritas às instituições, tornando necessária a abertura ao público especializado.

A abordagem temática é referente às questões enfrentadas no dia a dia da consultoria e do contencioso das Procuradorias Especializadas, questões controvertidas do Direito Público e relativas à boa gestão da Administração Pública, em particular relacionadas aos seguintes ramos do Direito: Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Processual Civil, Direito Civil, Empresarial, Direito Tributário e Financeiro, Direito do Trabalho e Processual do Trabalho, Direito Ambiental, Direito Internacional, Direito Eleitoral, Direito Penal e Processual Penal, Direito Previdenciário, História e Filosofia do Direito.

Sobre a Revista da PGE

A Revista da Procuradoria Geral do Estado Acre tem como principal objetivo fortalecer a advocacia pública estatal, com a disseminação dos trabalhos jurídicos desenvolvidos pelos Procuradores de Estado e profissionais na área jurídica.

 A Revista, que também conta com participações externas, oportuniza várias especializadas, através de pareceres, petições e teses jurídicas, pretende prestigiar o pensamento jurídico inovador e fonte de pesquisa e informação, principalmente no que se refere ao manuseio prático e judicial de leis, conceitos e princípios constitucionais voltados para a rotina da Administração Pública.

A Capa da Revista

Quem ilustra a capa deste volume é o premiado artista plástico acreano Ivan Campos Moreira. Desde os oito anos pilotava entre pincéis e tintas, criando os desenhos e pinturas para os bordados da mãe, sua maior incentivadora. Sobre a pintura “Uns dizem que é uma pintura espiritual, nostálgica, prefiro não definir”, comenta Campos.

Ivan recebeu grande influência das histórias em quadrinhos, desenvolvendo sua arte de forma autodidata, descobrindo através de técnica própria um estilo que ele mesmo prefere não definir, mas que, para os cultores das artes plásticas, passeia entre o expressionismo muito particular, quase abstrato ao realismo e surrealismo.

As telas, em sua maioria, mergulham nas temáticas amazônicas. Muitas delas estão nas mãos de apreciadores nos Estados Unidos, Japão, Alemanha, Itália, Argentina e Brasil.