sexta-feira, maio 3, 2024

PGE recebe exposição fotográfica “Aurora Nubilosa” do fotojornalista acreano Diego Gurgel até fevereiro

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) recebe a exposição fotográfica “Aurora Nubilosa” do repórter fotográfico Diego Gurgel nos dias 22 de janeiro a 22 de fevereiro de 2024, como forma de homenagear os fotógrafos pelo seu dia, 8 de janeiro.

Aurora Nubilosa é uma mostra fotográfica de capturas aéreas nos primeiros momentos de raios solares sobre a floresta amazônica, feitas durante anos de sobrevoos para fotografar Geoglifos da Amazônia juntamente com o Paleontólogo e pesquisador Alceu Ranzi.

“Como faço este trabalho com os geoglifos desde 2009, percebi que a Amazônia tem este fenômeno das neblinas nos primeiros raios solares que dá um efeito plástico incrível sobre a floresta. Então, tive a ideia de registrar e batizar este fenômeno de aurora nubilosa, tal qual temos a aurora boreal no Polo Norte”, explicou Diego.

O projeto conta com a impressão de 20 imagens que estarão expostas em halls e corredores principais da instituição.

O procurador-geral do Estado em exercício, Gerson-Ney Vilela, ficou encantado com as imagens e com o fenômeno. “De hoje em diante farei a maior propaganda desta nossa aurora nubilosa. Eu particularmente sou apaixonado por fotografia, pois ela registra e eterniza momentos. Quero parabenizar e agradecer o fotógrafo Diego Gurgel por dividir esta experiência tão mágica conosco”, declarou.

Diego agradeceu também à Instituição pela homenagem. “Queria agradecer à PGE por esta homenagem aos fotógrafos e por ter escolhido meu trabalho, que é um subproduto da atividade que faço com os geoglifos da Amazônia, que são um patrimônios da humanidade”.

Aurora Nubilosa

As imagens evidenciam a beleza da mata envolta em neblina e atingida pelos raios da aurora dourada. A exposição retrata a atmosfera vista por poucos, pois este fenômeno fica evidente apenas a uma determinada altitude, relativamente baixa, e somente na primeira hora do amanhecer.

Aurora (amanhecer) Nubilosa (com neblina) é um fenômeno que, na visão do fotojornalista, deveria ser instituído exatamente com este nome, como ocorreu com as auroras boreais, uma vez que os fatores climáticos sazonais e particulares da região amazônica causam uma atmosfera mística e que traz paz e reflexão sobre a grandiosidade do universo sobretudo da riqueza de nossas matas.