quarta-feira, abril 24, 2024

Encontro com Procuradores – Construindo um futuro melhor para PGE

Procuradora-Geral, Lídia Soares.

O fortalecimento da advocacia pública se revela essencial para o êxito das políticas públicas, por meio da garantia de uma gestão eficiente e integrada, e, foi nesse contexto que a procuradora-geral Lídia Soares fez a abertura do encontro com os procuradores. Com determinação e otimismo a procuradora-geral demostrou a dimensão do fortalecimento institucional, a provocar uma autorreflexão do momento coletivo atual a fim de revigorar as relações de trabalho em equipe.

O Chefe do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur) Rodrigo Neves, deu continuidade retratando aos procuradores a evolução do planejamento estratégico dentro da PGE, seus aprimoramentos, a missão da instituição perante a sociedade e Estado.

Procurador Chefe do Cejur, Rodrigo Neves.

Em uma linha do tempo que sucedeu de 2003, 2007, 2011, Rodrigo Neves elencou os objetivos de cada versão do planejamento, a evolução da instituição, os desafios, diretrizes, e os resultados de uma PGE com visão de futuro, ser essencial à realização do interesse público e referência na advocacia pública brasileira.

DESAFIOS

Vários foram os desafios a ser superados pela PGE. Tais desafios se estenderam desde a desburocratização do fluxo de processos internos e fortalecimento das parcerias, estruturação da carreira de apoio da PGE, implantação de assessoria em Brasília, inclusão da PGE em programas de Governo, melhora da estrutura física e capacitação dos procuradores entre outros.

RESULTADOS

Perante a Administração Pública a PGE teve sua imagem fortalecida junto aos poderes, afinando sua relação direta com os órgãos, além de participar ativamente da Lei Orçamentária e projetos estruturantes.

A eficiência deu um salto. Obtendo 500 pontos em 2014 no Gespública na sua avaliação de gestão, a PGE implantou oportunidades de melhorias, simplificou o processo de comunicação, implantou rotina de backup além de tornar realidade o descarte de processos antigos.

Na área finalística houve a implantação de coordenadorias especializadas, implantação de novos sistemas, a recuperação de crédito por meio do parcelamento da dívida ativa, protesto da dívida ativa e criação da Secretaria Judiciaria.

A PGE trabalhou de forma contundente na gestão de relacionamento junto aos agentes políticos, fortalecendo e minimizando erros impactos negativos na gestão pública. Investiu no seu pessoal, aprimorou sua comunicação, investiu em infraestrutura, em campanhas de conscientização, modernizou seu acervo tecnológico, além de investir de forma acentuada nas melhorais tecnológicas.