domingo, abril 28, 2024

O Papel do Engenheiro como Perito no Processo Judicial

Na apresentação, o Chefe da PPI, Luciano Trindade.

A Procuradoria-Geral do Estado do Acre através da Procuradoria do Patrimônio Imobiliário realizou em parceria com o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias (IBAPE) e o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA), na tarde da última quinta-feira, 29, uma mesa redonda com os profissionais da área da Engenharia de Avaliações do Estado.

O objetivo do encontro foi de avaliar a posição do perito avaliador perante as ações judiciais nas desapropriações e conscientizar esses profissionais quanto à necessidade de exigirem ao Poder judiciária a criação do Cadastro Eletrônico de Peritos.

“Este encontro foi importante porque permitiu tanto aos procuradores da Procuradoria de Patrimônio quanto aos peritos que realizam avaliações imobiliárias judiciais, a troca de informações e o compartilhamento de experiências, o que contribui para o aprimoramento mútuo do trabalho que realizamos, principalmente nas desapropriações judiciais” disse o Procurador do Estado e chefe da Procuradoria de Patrimônio Imobiliário, Luciano Trindade.

Vice-presidente do IBAPE, Luiz Caetano.

Para o Vice-presidente do IBAPE, Luiz Caetano, muitas são as dificuldades encontradas pelos profissionais perante o CPC e sua nomeação como perito judicial, mas com essa troca de experiência e orientação da PGE pudemos sanar boa parte dessas dúvidas perante a esse comportamento dos engenheiros diante do judiciário.

Para a Engenheira, Sandra Cavalcanti “este encontro foi extremamente importante para a categoria dos avaliadores e a instituição PGE. Pois permitiu aos peritos o aprendizado sobre o assunto aos olhos da outra parte, o Judiciário, o que contribui para o aprimoramento nas ações judiciais”.

Sobre o encontro, Sandra disse que a classe já está aguardando o próximo encontro com uma interação total para dirimirem duvidas sobre os temas abordados, que provavelmente será realizado em agosto ou em setembro, com mais instituições envolvidas.