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I - INTRODUÇÃO

Temas relacionados com a aplicação de novas tecnologias têm permeado as mais

diversas áreas do conhecimento humano. Dessa forma, a computação e a rede mundial de

informações digitais têm seu espaço de discussão garantido em ciências diversas, ou seja, das

exatas às humanas.

É nesse contexto que questiona-se os mecanismos computacionais digitais baseados na

rede mundial de computadores, característicos da nova sociedade em rede, podem servir como

eficientes instrumentos pedagógicos e permitir, ao mesmo tempo, uma conscientização crítica

aos alunos dos cursos de Direito.

Para discutir o tema, inicia-se com uma sintética revisão histórica dos cursos de Direito

no Brasil, ressaltando o conservadorismo característico do meio, para entrar, na seqüência, no

tema da globalização e o papel das academias na formação de umambiente cultural ético.

Logo, passar-se-á a discutir a técnica no mundo contemporâneo, citando os novos

instrumentos comunicacionais disponíveis e sua utilização para dominação ou emancipação.Após,

será feita uma ligação dessas novas tecnologias e os cursos de Direito, mencionando um panorama

possível de formação de um ambiente de fluxo livre de informações e autoprodução de

conhecimento.

Em seguida, citando-se alguns instrumentos de Tecnologia de Informação e Comunicação

–TIC – hoje disponíveis, procurar-se-á descrever ummodelo de cinco estágios para implementação

desses novos recursos, abordando os requisitosmínimos necessários ao sucesso de umprojeto nesse

sentido.

Chegando ao final do trabalho, será questionada a validade pedagógica na utilização de

TIC no ensino do Direito, mas especificamente, a criação de um ambiente público para discussão na

qual se permita a contradição e se estimule a reflexão sobre os temas jurídicos.

Por último, apresentar-se-á conclusões em relação à aprendizagem cooperativa virtual,

propondo caminhos genéricos e obstáculos a serem ultrapassados em busca da formação de um

bacharel da nova era, cuja visão crítica lhe permita umnovopapel na sociedade.

II - FORMAÇÃO ACRÍTICA NOS CURSOS DE DIREITO NO BRASIL

Os cursos jurídicos no Brasil nasceram tão-somente preocupados com a construção de

uma elite política coesa, destinada a ocupar os espaços da burocracia do Estado Independente, em

um ambiente em que as salas de aula não se constituíram em espaço propício à inovação ou à

formação crítica, ainda mais porque os bacharéis, no Brasil, eram forjados (e ainda são) sem

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qualquer vinculação, comas mazelas da sociedade emque estavam (e estão) inseridos .

A verdade é que, em conseqüência desse processo, a cultura jurídica pátria é marcada

por uma visão formalista do direito, reproduzindo, em regra, um saber jurídico retórico, apenas

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ABREU, Sérgio França Adorno.

Os Aprendizes do Poder

: o bacharelismo liberal na política brasileira. Rio de

Janeiro: Paz eTerra, 1988.

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