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Procurador do Estado do Acre, mestrando em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina,

especialista emDireito Público pela FACIPE e especialista emDireito Processual Civil pela Universidade

daAmazônia. E-mail:

<rodrigo.neves@ac.gov.br

>; Sítio na internet:

<www.rodrigoneves.com

>.

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DIGITAL

COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NOS CURSOS DE DIREITO

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Rodrigo Fernandes das Neves

Resumo

Novas Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC's - oferecem aos estudantes de Direito

ricas experiências de aprendizado que lhes podem viabilizar, desde que presentes determinados

requisitos, um papel social mais crítico. Este artigo visa pontuar questões como globalização,

instrumentos comunicacionais digitais disponíveis e seu uso como recurso pedagógico, além de

apresentar um modelo sintético para implementação de novos sistemas de aprendizagem e

colaboração virtuais, bem. como proposições para que tal processo ocorra.

Palavras-Chave

Tecnologia. Comunicação. Cooperação. Ensino. Direito. Internet.

Sumário

I Introdução – II Formação Acrítica nos Cursos de Direito no Brasil – III A

Reglobalização e o Ensino do Direito – IV O Mundo Contemporâneo e as Novas Tecnologias

Digitais de Comunicação – VAmbientes Virtuais de Informação e Comunicação e o Ensino do

Direito – VI Ferramentas de Tecnologia de Informação e Comunicação - TIC - disponíveis à

Educação – VII Modelo de Cinco Estágios de TIC – VIII Da Validade Pedagógica de Utilização

das TIC's no Ensino doDireito – XIXConclusões.

Rodrigo Fernandes das Neves

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