Background Image
Table of Contents Table of Contents
Previous Page  38 / 306 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 38 / 306 Next Page
Page Background

análise detectará modificações substanciais, tanto na economia quanto na cultura e na sociedade, ou

seja, emquase a totalidade doglobo.

Jürgen Habermas, em oposição aos pós-estruturalistas, como Jacques Derrida e outros,

apoia-se nos valores da própria modernidade para justificar as recentes transformações da vida

humana, não aceitando a superação dessa época histórica (da modernidade), sob o argumento do

risco da perda de direitos hoje garantidos em nossos sistemas. No entanto, mesmo Habermas

reconhece uma crise, característica de nossos tempos, aomencionar as promessas não cumpridas da

8

modernidade .

Diante desse contexto, deve ser lembrado, ainda, que indivíduos e grupos de

interesse que se formam em torno de identidades, como a nação, a raça, a religiosidade e a

sexualidade, constituem-se em um vértice da política contemporânea, uma vez que, assim

como o Estado vem se modificando diante de sua crise de legitimidade, também a sociedade

se organiza de uma nova maneira. Esse não é fato irrelevante. Ao contrário, determina

profundamente o significado da política e a validade das regras democráticas, fazendo ver o

abismo que vai se formando entre as instituições estáticas da modernidade e as

necessidades dinâmicas da sociedade em rede.

Nesse sentido, é de se dizer que vivemos emum“novomundo”, que passa, nas últimas três

ou quatro décadas, por mudanças substanciais em sua estrutura social. Essa mudança é percebida,

dentre outras coisas, por um processo que os sociólogos chamam de “individualização”, não aquela

do liberalismo, mas uma nova maneira de criação da “identidade” de cada pessoa. Antes, a

localidade e a classe a qual cada um pertencia determinava suas características biográficas. A

individualização, por sua vez, significa que hoje se escolhe, entre uma infinidade de opções, como

construir a própria história. Nesse mundo em que os valores (e o valor) estão mais ligados aos

9

serviços que aos produtos (do “eu faço” ao “eu sei” ), a tecnologia joga um papel importante,

podendo tanto servir como instrumentode dominação comode libertação.

De qualquer forma, independentemente da classificação e da conceituação do momento

histórico em que vivemos, existe uma realidade que não pode ser ignorada: uma revolução

informacional decorrente das novas tecnologias digitais, principalmente aquelas ligadas à rede

mundial de computadores, a já citada Internet.

Sobre o tema, a Escola de Frankfurt denunciou a técnica como instrumento de

dominação, enquanto Derrida, falando sobre as novas tecnologias da comunicação, manifestou

sua crença de que elas não proporcionarão uma democracia mundial, visto que são apropriadas

10

por poderes supranacionais . Marcuse afirma, por sua vez, que “a técnica por si só pode promover

8

Apud BORRADORI, Giovanna.

Filosofia em Tempo de Terror

: diálogos com Habermas e Derrida. Tradução de

RobertoMuggiati. Rio de Janeiro: Joge Zahar, 2004.

9

DEMASI, Domenico.

OÓcio Criativo

: entrevista a Maria Serena Palieri. Tradução de Léa Manzi. Rio de Janeiro:

Sextante, 2000. Trata-se do título de umcapítulo dessa obra.

10

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Derrida noRio. Jornal Folha de S. Paulo, SP, CadernoMais!, edição de 8 de julho de 2001. Disponível

em:

<http://www.nelsonrezende.hpg.ig.com.br/Internet/DERRIDA.htm.

Acesso em 13 maio 2002,

apud

OLIVO, Carlos Cancelier

de.

Reglobalização do Estado e da Sociedade emRede na Era doAcesso

. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2004.

Vida” – que

tempor característica a formação discursiva de opinião e vontade.

Rodrigo Fernandes das Neves

37