segunda-feira, abril 29, 2024
Notícias

Saúde assina termo junto ao MPE para dar mais celeridade às cirurgias

Objetivando dar mais celeridade aos procedimentos cirúrgicos realizados nos Hospital das Clínicas do Acre (HC), a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e a superintendência do HC assinaram um Termo de Acordo Extrajudicial (TAE) junto ao Ministério Público do Estado do Acre (MPE/AC), na tarde desta sexta-feira, 16.

A partir da assinatura do TAE, fica sob guarda da regulação estadual a fila da demanda reprimida de pacientes cirúrgicos.

Com isso, a gestão do HC poderá otimizar o centro cirúrgico com seus recursos humanos e materiais; aumentar o número de cirurgias e diminuir o número de suspensões cirúrgicas.

“Será um benefício para um paciente que aguarda na fila a espera e terá o procedimento acelerado a partir do momento que a gestão otimizar o número de cirurgias. Vale ressaltar que vamos respeitar a data de cadastro da solicitação do paciente, assim, asseguramos que não teremos pacientes privilegiados”, avisa a superintendente do HC, Juliana Quinteiro.

A superintendente esclarece que há apena sum tipo de caso que poderá contar com mais celeridade no processo.

“O único caso que será levado em consideração será o de paciente que tiver indicação clínica, de um médico, atestando que aquele paciente requer prioridade na realização do procedimento cirúrgico porque há riscos para sua vida”, frisa Juliana Quinteiro.

O secretário de Saúde em exercício, Kleyber Guimarães, ressalta que o TAE permite o fortalecimento da regulação.  “O termo traz, além do aspecto procedimental, a definição de uma perspectiva inovadora para a regulação e, ao mesmo tempo, possibilitará a definição clara e objetiva dos fluxos dos processos internos relacionados à assistência hospitalar, ao paciente”, destaca.

Melhoria para o usuário SUS

Kleyber Guimarães complementa que os maiores beneficiários serão os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “É para quem temos que olhar e trabalhar em prol.”

O promotor de Justiça Glaucio Ney Shiroma Oshiro, da Promotoria Especializada de Defesa da Saúde do MPE, lembra eu o órgão funciona como um articulador para que o serviço chegue da melhor forma ao usuário.

“Nós nos reunimos com a Fundação (Hospital das Clínicas) e com a Secretaria de Saúde para racionalizar o fluxo de trabalhos e agendamentos das cirurgias eletivas na Fundação. Precisamos fazer conformações dentro do Termo de Acordo para que obtivéssemos melhores resultados utilizando os mesmos recursos. A preocupação do Ministério Público foi proporcionar a equidade de acesso às cirurgias aos usuários”, concluiu.

Matéria de Nayanne Santana
Agência de Notícias do Acre