Background Image
Table of Contents Table of Contents
Previous Page  108 / 306 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 108 / 306 Next Page
Page Background

David Laerte Vieira

7. CONCLUSÕES

1.

Consoante o Princípio da Precaução, previsto na Declaração do Rio, em existindo

dúvida ou incerteza científica sobre determinados atos ou substâncias, a prudência fará comque a

decisão nunca recaia emdesfavor da natureza.

2. O Princípio da Prevenção, considerando-se a dosagem necessária para diferenciar-se

risco e perigo, não se limita tão-somente à adoção de medidas restritivas, aplicando-se também

medidas proibitivas.

3. A aplicação do Princípio da Precaução não significa a apresentação de provas

absolutas de que os transgênicos são perfeitamente seguros, mas de que não são agressores aos

elementos da natureza, ou caso apresentem algum efeito nocivo em potencial, estas ameaças

resultem insignificantes ao patrimônio ambiental, podendo ser absorvidos pela natureza, sem

danos sérios ou irreversíveis. OPrincípio da Precaução atende, assim, às exigências de proteção à

saúde do homeme domeio ambiente.

4. Por outro lado, o Princípio da Equivalência Substancial, adotado pelos Estados

Unidos, que se limita a avaliar comparativamente os organismos geneticamente modificados em

relação ao análogo convencional, é insuficiente à completa análise de segurança dos

transgênicos.

5.Anova Lei de Biossegurança - Lei 11.105, de 24 demarço de 2005, foi expressamente

alusiva ao Princípio da Precaução, em seu art. 1º, vindo a constituir-se em importante marco

normativo acerca do tema.

6. Porém, referida Lei, contraditoriamente, desprezou flagrantemente o princípio, ao ter

outorgado à Comissão Técnica Nacional de Biossegurança, e não aos Órgãos do Sistema

Nacional do Meio Ambiente, a competência para decidir acerca da necessidade ou não da

realização do Estudo Prévio de Impacto Ambiental, quando analisar, para efeito de liberação, se

os OGMs são potencial ou efetivamente causadores de degradação ambiental.

7. Acerca de tal liberação, os órgãos que exercem o controle respectivo, jamais podem

perder de foco que quando a Constituição consagra o direito ao desenvolvimento

socioeconômico, tem por objetivo conciliá-lo ao direito à preservação da sadia qualidade

26

ambiental propícia à vida, “

no legítimo interesse do equilíbrio social e do bem-estar de todos

” .

8. Da mesma forma, quando a Constituição consagra a liberdade da atividade científica

como direito individual (art. 5º, IX, da CF), tal liberdade não pode ser considerada absoluta, visto

que há valores tidos como fundamentos e objetivos da República Federativa do Brasil, a exemplo

do direito à vida e à integridade física e o de construção de uma sociedade livre, justa e solidária.

Na hipótese de conflito entre tais direitos, a solução resolve-se em favor do respeito à dignidade

da pessoa humana.

26

CUSTÓDIO, Helita Barreira. Direito do Consumidor e os Organismos Geneticamente Modificados.

In

FIGUEIREDO,

Guilherme José Purvin de. (org.). Desafios Éticos daAdvocacia Pública. Rio de Janeiro: Esplanada, 2002, pp. 146/147.

107