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mesmos ofereçam real consistência aos instrumentos pedagógicos utilizados, de tal maneira a

estarem intimamente ligados à idéia de formação de um espaço público propício a um

aprendizado ativo.

Tendo em vista a complexidade desse processo, apresenta-se recomendável a união de

esforços entre as diversas instituições de ensino do Direito no Brasil, para que não haja uma

fragmentação e sobreposição de trabalhos.Acooperação na implantação de novas tecnologias é o

caminho mais curto, e barato, para se alcançar níveis satisfatórios de ambientes virtuais de

aprendizado nas Universidades.Ação, neste sentido, pode ter resultados extremamente positivos.

Ressalta-se, ao final, que a resistência às mudanças, nessas circunstâncias, aparecem de

todos os lados. Há uma insegurança generalizada quanto ao “novo”. Contudo, uma série de

elementos contemporâneos, como o próprio processo de globalização dos serviços e a intensa

informatização do Poder Judiciário no Brasil (inclusive com processos virtuais como regra),

dentre outros, exigirão do bacharel uma intimidade com os ambientes computacionais, o que, de

toda forma, poderá auxiliar na futura aplicação de revolucionários recursos pedagógicos

baseados na tecnologia de informação e comunicação em nossos cursos de direito, para formação

de umbacharel comnovo papel social, mais responsável e participativo.

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