sexta-feira, abril 19, 2024
Notícias

PGE encerra seu 1º Ciclo do Programa de Preparação para Aposentadoria

 Pensando em preparar o servidor para as mudanças das atividades ditas produtivas para a plenitude da aposentadoria, a Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE/AC), realizou o Programa de Preparação e Aposentadoria (PPA).  

O Programa que teve início em março de 2017, encerrou seu 1º ciclo com seu 6º encontro, realizado na manhã desta quarta-feira, 14, na PGE, com a palestra “Empreendedorismo e Novos Negócios” com Carlos Estevão, Instrutor Líder do Programa EMPRETEC da ONU/SEBRAE.  

“É muito importante falar sobre o empreendedorismo, novos negócios dentro do mercado atual, bem como novas formas de empreender, mesmo para o servidor público, já que a importância de sua efetividade se dá hoje, por meio de resultados,” disse o palestrante. “É importante essa troca de experiência, pois assim podemos orientar principalmente aqueles que estão próximo a se aposentar”, conclui Carlos Estevão.

 Segundo o Coordenador do Programa de Preparação Para Aposentadoria, Cassio Santana, “nem todo servidor está preparado para o desligamento do trabalho e ingressar na aposentadoria”.  Para o Coordenador, “esse processo de transição o servidor pode encará-lo de maneira saudável ou com o medo do tédio, da solidão, da instabilidade financeira e de doenças, e com isso, pode se fazer necessária a adesão a instrumentos como programa para amenizar os impactos psicoemocionais e dar oportunidade de obter informações adequadas sobre a aposentadoria como: planejamento de vida, aspectos financeiros, e sociais. Ainda também, pode ser uma forma de agradecimento àqueles que tanto auxiliaram no andamento das atividades produtivas da instituição”.

Para realização do programa, a PGE firmou parceria com acreprevidência, com a Secretaria de Gestão e Administração, Humanização, com o Núcleo de Gestão Estratégica da PGE e a UNINORTE.

O Primeiro Encontro

A temática do encontro foi “Me aposentei e agora! O que fazer?”. Inicialmente, realizou-se uma dinâmica com o grupo chamado “Mosaico humano” com o objetivo de valorizar as diferenças como possibilidades de construção e crescimento pessoal e coletivo, comunicação e trabalho em equipe, posteriormente uma palestra mediante o tema acima citado, ministrado pelo acadêmico do último ano do curso de psicologia Cássio Santana de Oliveira, onde foi debatido o medo da aposentadoria, os efeitos do tempo livre pós-aposentadoria, insegurança, expectativas, sonhos, sentimentos gerados nesse processo de transição e o que se fazer com o tempo livre. Ainda também, foi repassado um dever para casa aos participantes sendo o instrumento “Planos de Vida para Aposentadoria” foi adaptado de uma técnica proposta por Soares e Costa (2011), nesta atividade, os participantes eram estimulados a descreverem seus projetos a curto, médio e longo prazo, visando as fases de pré e pós-aposentadoria. O instrumento avalia os planos de vida para aposentadoria nos seguintes âmbitos dos participantes: a) ocupação e atividades profissionais; b) desenvolvimento pessoal de novos talentos e habilidades; c) vida financeira e investimentos; d) saúde física e bem-estar; e) aspectos sociais (amigos e colegas); f) relacionamentos familiares; g) lazer e atividades culturais; h) outros (caso o participante identificasse um outro plano de seu interesse).

 

O Segundo Encontro

Realizou-se uma palestra sobre o tema: relações familiares e aspectos sociais. Teve por objetivo promover uma reflexão sobre os papeis que são constituídos após-aposentadoria, como fazer para ter um bom relacionamento no ambiente familiar e novas formas de relações sociais na aposentadoria como: culturais, socioeconômicas, artísticas e voluntariado.

 Terceiro Encontro

Foi dedicado à temática sobre práticas de exercícios físicos e prevenção de doenças, ministrada por um profissional de Educação Física, com o objetivo de conscientizar os participantes sobre a importância da prática regular de atividades físicas para a saúde física, mental e prevenção de doenças. Falou sobre os benefícios das atividades físicas e das doenças crônicas degenerativas, obesidade, depressão, artrose, artrite e dentre outras doenças. Também, foi realizado junto aos participantes ginástica laboral com foco de compensações posturais, que foi realizado exercícios simétricos e alongamentos por até dez minutos.

Quarto Encontro 

Foi promovida uma palestra sobre qualidade nutricional, ministrada por um aluno do último ano do curso de Nutrição, o principal objetivo de conscientizar os servidores a terem uma alimentação saudável e equilibrada, levando em conta a longevidade e o envelhecimento com qualidade de vida. Levando em conta, a importância na escolha dos alimentos ricos em nutrientes e com eficácia comprovada na prevenção de doenças.

Quinto Encontro 

Procurou-se atender a uma demanda trazida anteriormente pelos participantes quanto a esclarecimentos de aspectos legais, jurídicos e financeiros, nos trâmites do processo de aposentadoria como: melhor hora de pedir a aposentadoria, tempo de contribuição, cálculos e regras de benefícios. Foi convidado o Diretor do ACREPREVIDENCIA especialista na área, para prestar estas informações e responder a dúvidas pertinentes. O tema é polêmico e gerou grande ansiedade entre os participantes, principalmente diante da possível aprovação da PEC 287/2016, proposta de emenda à Constituição que trata da Reforma da Previdência.

Sexto Encontro 

Foi realizado a palestra sobre empreendedorismo e a organização de novos negócios após a aposentadoria, tendo em vista, o interesse de alguns dos participantes em uma renda extra junto ao benefício da aposentadoria. Que contou com a presença de um especialista na área, e instrutor líder do programa EMPRETEC da ONU e técnico do Serviço de Apoio Brasileiro às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).