Primavera da Leitura

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) lançou nesta segunda-feira, 5, a campanha Primavera da Leitura. O projeto tem como objetivo democratizar o acesso ao livro e estimular a leitura disseminando a cultura colaborativa, por meio do “sistema de trocas” de livros, inspirada no projeto ninho de livro, que é realizado em alguns estados do Brasil.

A Primavera da Leitura é um espaço seu, meu e de quem quiser para trocarmos nossos livros.

Como funciona?

explica_intranet

 

– Você pode ficar com um livro desde que traga outro.

– O livro pode ser trocado a qualquer momento.

– Divulgue, compartilhe essa ideia #primaveradaleitura.

– Sem fins lucrativos.

Incentivo

O exemplo e o gosto pela leitura precisam vir dos pais e familiares. Para se ter ideia, 87% dos considerados não-leitores nunca foram presenteados com livros na infância e 63% deles nunca viram a mãe lendo – a porcentagem vai para 68% quando se trata do exemplo paterno. (Dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada em 2011).

Benefícios da leitura

Além de estimular a busca pelo conhecimento e pela criatividade, essa atividade também é capaz de aliviar os sintomas de estresse. Por isso, cultivar esse hábito é essencial para enriquecer não só o repertório cultural, como também o próprio desenvolvimento emocional, confira alguns:

1 – Estimula a criatividade

Ler é um ótimo exercício para estimular o cérebro mantendo o pensamento crítico sempre ativo.

2 – Diminuição do estresse

A leitura é capaz de relaxar e acalmar. Muitas pessoas, inclusive, cultivam o hábito de ler um pouco antes de dormir.

3 – Expansão do conhecimento

Está comprovado que os livros são capazes de gerar conhecimento ampliando o repertório cultural do leitor. Ler é sempre uma ótima oportunidade para aprender algo novo.

4 – Desenvolvimento do vocabulário

Muitas vezes, o leitor entra em contato com palavras desconhecidas durante a leitura e, dessa forma, consegue ampliar o seu vocabulário buscando o significado dessas expressões.

5 – Desenvolvimento da capacidade de memorização

Ler permite o desenvolvimento da memória. Muitas vezes, o leitor tem que se lembrar de um episódio que ocorreu no começo do livro, por exemplo. Isso é uma ótima atividade para treinar a capacidade de fixação de conteúdos.

6 – Estímulo ao desenvolvimento da escrita

Ao ampliar o vocabulário, a leitura também traz a oportunidade para melhorar as habilidades de escrita.

7 – Aumento da capacidade analítica e do pensamento crítico

Em geral, os livros permitem uma reflexão sobre diferentes assuntos. Muitas narrativas podem gerar debates inteligentes propondo pesquisas, discussões e análises críticas sobre determinado tema.

8 – Aumento da concentração

Ler também é um bom um exercício para manter o foco e a concentração porque exige muita atenção, sobretudo quando o conteúdo é mais complexo.